Cursinho popular Michel Le Ven

Sobre o Cursinho

O Cursinho foi criado com o objetivo de oferecer educação popular para os cidadãos que não disponham de condições materiais para buscar essa formação em instituições de ensino pagas. Por meio do voluntariado, oferecemos uma formação libertadora, solidária e cidadã para alunos que querem ingressar na universidade. Venha fazer parte!
Em breve iniciaremos nossas aulas do pré-vestibular e as aulas de reforço.

Inscrições

Clique no botão abaixo, acesse o formulário e faça seu cadastro

Está com dificuldade escolar? Também oferecemos aula de reforço gratuito.

As vagas são limitadas. Inscreva-se

CURSINHO/AULAS DE REFORÇO MICHEL LE VEN

Nosso cursinho popular foi nomeado em homenagem a uma figura muito importante das lutas por justiça social e direitos em Minas Gerais.

Conhecemos o Professor em vida e, ao revisar sua biografia, sentimos a necessidade de homenageá-lo. Nasceu em Plouguerneau, no norte da França, e chegou a Belo Horizonte em 1965 para trabalhar na Igreja do Horto, na zona leste da capital, como padre assuncionista. Lá, se envolveu na assistência religiosa da Juventude Operária Católica.

Estudou sindicalismo e vida nas fábricas de metalurgia e siderurgia, sendo um dos fundadores da Escola Sindical 7 de Outubro, em 1987, e colaborador constante. Na década de 1970, tornou-se professor do Departamento de Ciência Política da FAFICH/UFMG. Na década de 1990, fundou, juntamente com a Profa. Magda de Almeida Neves, o Núcleo de Estudos sobre o Trabalho Humano (NESTH), até recentemente (2022) coordenado por Bebeto Horta.

Le Ven deixou um legado de 232 páginas documentando a perseguição que ele e outros religiosos enfrentaram durante a ditadura militar-civil-empresarial, episódio histórico que marcou uma cisão entre os militares e a igreja católica. Ele desempenhou um papel essencial nas investigações realizadas pela Comissão da Verdade de Minas Gerais, que coletou histórias da ditadura para preservar a memória do período.

Após se aposentar, nunca parou de trabalhar, ouvindo narrativas pessoais como forma de cuidar dos indivíduos e das comunidades. Na região metropolitana de Belo Horizonte, foi ativo na organização de grupos solidários contra políticas autoritárias. Foi idealizador e criador do movimento Nós Amamos Neves e do Centro de Estudos Pesquisa e Intervenção Ribeirão das Neves o CEPI Neves uma entidade histórica de luta pelo abolicionismo penal que fez frente a construção da primeira penitenciária público privada do país e das tentativas do estado de produzir mais violações de direitos neste território tão sofrido.

Rosely Augusto, sua companheira inseparável, foi sua parceira em inúmeros projetos, permanecendo ao seu lado até o fim e continuando suas lutas na cidade, mobilizando projetos importantes na defesa dos direitos humanos. É por tudo isso que prestamos homenagem a ela através deste trabalho, agradecendo por sua contribuição para resgatar a memória do Professor Michel.

Em Ribeirão das Neves, em 22 de janeiro de 2021, o Professor Michel Marie Le Ven, aos 89 anos, tornou-se parte das personalidades célebres que viveram aqui e compartilharam sua luta na construção de uma sociedade mais justa.

Você que sonha em construir um mundo melhor para todos viverem, que se preocupa com as questões sociais e esta disposto a se dedicar através de uma luta coletiva esse projeto foi criado pra você!